sexta-feira, julho 08, 2011

Um belo país de leitores


Ah, como leem os brasileiros que usam blazer, [chapéu Panamá] ou vestido e botinha. Um elegante povo letrado que se distingue pelo bom-gosto, opiniões e roupas de grifes caras. Que tira a semana de folga para vir a um evento literário e se entretém nos cafés e restaurantes com a polemica da vez. E flerta citando filmes, autores e músicos, equilibrando-se sobre as irregulares ruas de pedras enquanto conta as últimas de Paris e Nova Iorque. Veja só as ruas apinhadas de leitores! Que orgulho.

Atenção MEC. Atenção Associação Nacional de Editoras. Imaginem o apelo sugestivo de uma campanha de estímulo à leitura rodada em Paraty. Até dá para ver os alunos da rede pública sonhando diante da tv com um futuro lendo A Cabana no convés de suas próprias lanchas, singrando entre as ilhas do litoral paratiense. Ou caminhando ao pôr-do-sol pelo Centro Histórico abraçados a uma loira siliconada ou a um moreno de cabelos cheios e cardigã displicentemente jogado sobre os ombros, cada um carregando sua sacolinha da Livraria da Vila.

(A Flip, felizmente, não é só isso, mas para um semi-fosco, por mais vezes que venha ao evento, este contraditório aspecto sempre causará espanto)

Um comentário:

Maria disse...

Vc esqueceu do chapéu panamá! hehehehe