sexta-feira, setembro 22, 2006

terça-feira, 25 de julho de 2006

(I)
Duda do Marapé. Bafafinha. Neguinho da Caxeta. Dingo & Léo. Marcinho da VP (Vila Progresso, bairro de Santos)...
Nos poucos dias que passei em Santos, este estranho fenômeno chamou minha atenção. Observando os 'lambe-lambe' espalhados por muros de toda a cidade, notei que os shows e festas anunciados tinham como atração principal mcs ou duplas de funk santistas. Curioso, resolvi checar a programação das rádios locais para saber que apito esta rapaziada toca. Li os jornais locais. Assisti aos programas das tevês locais. Nem sombra destes artistas de gosto duvidoso. Indiferença que, segundo me contaram, não impede que os bailes funks lotem a cada final de semana.
(II)
Se você tem um mínimo de educação e é do tipo que cede seu assento no ônibus para os mais velhos, então desista da idéia de viajar sentado enquanto estiver em Santos.
É cada vez maior o número de idosos na cidade. O que não chega a ser uma particularidade. Mas, diferentemente de muitos outros lugares, os 'coroas' santistas estão ativos e dispostos. Motivados pelo passe-livre, eles saem às ruas, vão à praia, não deixam de lado seus afazeres, visitam amigos e parentes ou...simplesmente vão dar um passeio de ônibus. Conquistaram o direito de entrar pela porta da frente e não pagar. Viajar sentado, no entanto, ainda depende da educação dos mais jovens.
Isso é bom, tanto para eles quanto para a cidade. Mas que às vezes aborrece pagar R$ 2 e ir em pé, ah!, cansa.
(III)
Por último, registro que durante esta minha curta estadia, uma única notícia merece registro. A Prefeitura decidiu instalar banheiros químicos nas feiras-livres.
Eu nunca havia parado para pensar em como as feirantes - os feirante, como todo homem, é um desavergonhado - faziam para se aliviar durante as muitas horas em que trabalham. Nem sempre há um prédio ou equipamento público nas proximidades. Deviam contar unicamente com a boa vontade dos comerciantes e dos moradores. Mas imagine a boa-vontade de quem tem a feira montada diante de sua casa ou estabelecimento comercial.
Pode parecer besteira, mas demonstra a preocupação do Poder Público com o bem-estar da população.

Nenhum comentário: